CASE: Modelo remuneratório médico baseado em valor

por Ísis Lassarote (Gerente Médica do Hospital Unimed Volta Redonda)


Assista gratuitamente à palestra do case de sucesso sobre o uso do DRG Brasil® apresentado na 4ª edição do Encontro Nacional da plataforma.


Confira um pouco das informações que você irá encontrar:

• Características do escritório de Governança Hospitalar;

• O modelo remuneratório misto;

• Resultados da redução do tempo de permanência;

• Transparência com o corpo clínico;

• Dimensões da Calculadora de Valor, e muito mais.

Baixe o material gratuito

preenchendo os dados abaixo:


O DRG Brasil na Unimed Volta Redonda

O trabalho do DRG Brasil na Unimed de Volta Redonda iniciou em 2015. No ano seguinte, a operadora iniciou a proposta de mudança do modelo remuneratório na Clínica Médica, Pronto Atendimento, CTI Adulto e CTI Pediátrico, elaborando um modelo de pagamento misto que considera um valor fixo mais bonificação. Em 2018, iniciou-se o Projeto de Governança Clínica, que tem como foco o aprimoramento do Modelo Assistencial e Remuneratório da instituição. Para isso, foi implantada a Calculadora de Valor a fim de auxiliar no gerenciamento dos novos indicadores de desempenho e levar transparência ao corpo clínico.


O escritório de Governança Hospitalar possui uma equipe multidisciplinar com objetivo de centralizar as informações e estruturar uma gestão participativa. O foco é a melhoria da qualidade assistencial com mudança do modelo remuneratório baseado nos 4 Alvos. A Unimed Volta Redonda identificou no DRG Brasil uma ferramenta inovadora capaz de trazer benefícios assistenciais e econômicos, com resultados importantes, entre eles:


    10% de redução do tempo de permanência institucional, no período de 2016 a 2019

    Diminuição de 30% no tempo de permanência especificamente na clínica médica, entre 2013 e 2017

    Economia induzida pela cirurgia bariátrica, que é a modalidade mais expressiva


A partir da implantação do DRG Brasil foi possível avaliar de maneira padronizada o tempo de e a complexidade dos pacientes. Com a necessidade de ampliação do modelo remuneratório para os cirurgiões, a Unimed está utilizando a Calculadora de Valor e trabalhando cinco dimensões: 1. Experiência do cliente; 2. Qualidade e segurança; 3. Eficiência, aprendizado e conhecimento; e 5. Processos de trabalho


 DRG Brasil © 2020. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade