vídeo-case

Governança clínica para entrega de valor em uma organização social de saúde

Como uma organização social de saúde (OSS) de alta complexidade, com mais de 160 leitos, referência regional, vem entregando valor à população e controlando desperdícios importantes.

Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Entendendo o case

O Hospital Regional de São José dos Campos é uma instituição hospitalar com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS), referência para 39 municípios da região do Vale do Paraíba, que possui 162 leitos referenciados e realiza cirurgias de média e alta complexidade em diferentes especialidades.


O HRSJC é um dos primeiros hospitais do Estado de São Paulo construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Seu contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Estadual contém premissas relacionadas ao alcance dos alvos propostos pelo DRG Brasil, sendo um dos pré-requisitos para a garantia dos repasses financeiros à instituição.

Orlando Elídio, Diretor Técnico do hospital, e Andira Marinho, Gestora DRG da MK Saúde apresentaram o impacto da implantação da Governança Clínica nos resultados operacionais da instituição no período de 2018, ao 1º tri de 2020, demonstrando que a melhor gestão dos casos clínicos e as ações para alcance das metas institucionais definidas foram refletidas no já no primeiro trimestre de implantação.

Quero assistir ao vídeo-case

Seguem alguns dos resultados alcançados, por linha de cuidado:

Cardiologia


Queda da ineficiência operacional de 159,33% em 2018 para 102,67% em 2019, se mantendo em 2020 em 102,31%

Cirurgia Cardiovascular


Queda da ineficiência operacional que em 2018 era de 254,38% para 104,14% em 2019, se mantendo em 2020 em 104,80%

Cirurgia Geral


Queda da ineficiência operacional que em 2018 era de 147,24% para 85,68% em 2019, e 58,06% em 2020, alcançando resultados superiores aos resultados da mediana nacional

Cirurgia Vascular


Queda da ineficiência operacional que em 2018 era de 177,87% para 110,57% em 2019, e 102,12% em 2020

A partir da implantação da Plataforma de Valor em Saúde DRG Brasil e implantação da governança clínica, foi possível atuar na melhoria de diversos processos que repercutiram em resultados reais para a instituição, como:

Definição de melhores fluxos em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Departamento Regional de Saúde (DRS)

Reformulação dos processos relacionados a Controle de Infecção Hospitalar e consequente impacto nos desfechos clínicos



Definição de fluxos internos para agilizar as intervenções e agir precocemente, melhorando a efetividade da assistência e resultados institucionais

Definição do Protocolo de Recuperação Rápida (PRR), para ampliação das cirurgias com potencial de ambulatorização e acompanhamento pós alta

Segundo os apresentadores do case, o engajamento da equipe interna do HRSJC foi crucial para viabilizar a implantação dos projetos e alcance das metas estabelecidas, tendo impacto direto na redução de custo global e no tempo de permanência da instituição.


Assista ao relato da experiência e entenda como uma organização social de saúde (OSS) de alta complexidade, referência regional, vem entregando valor à população e controlando desperdícios importantes.

Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2021. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade