Moinhos de Vento, reconhecido como um dos principais hospitais de excelência do país, mostra como utilizar os indicadores fornecidos pela plataforma DRG Brasil integrados ao seu BI, para fazer a gestão clínica focada na qualidade do atendimento ao paciente.
Em 2020, o Hospital Moinhos de Vento completou 93 anos de história, com 480 leitos, mais de 4000 colaboradores e uma taxa de ocupação entre 87% e 89%. A instituição tem diversos certificados em normas nacionais e internacionais e, frequentemente, destaca-se nos rankings dos principais hospitais de excelência do país.
A instituição teve o primeiro contato com a metodologia DRG em 2015 por meio de um programa de estudos da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), da qual faz parte. Em 2017, juntamente à implantação da plataforma DRG Brasil, foi feita a estruturação da equipe de codificadores e a criação do VMO (Value Management Office). No ano seguinte, a entrega de valor a partir do gerenciamento do cuidado já tinha se tornado uma diretriz estratégica e, em 2019, 100% das altas já estavam sendo codificadas na plataforma.
Patrícia Nocchi explica que o Hospital Moinhos de Vento desenvolveu um Business Intelligence próprio, para fazer a gestão das internações em geral e do projeto Parto Adequado, com intuito de complementar o DRG Brasil Analytics e permitir o acesso às informações por um maior número de pessoas dentro da organização.
O desempenho das codificações é acompanhado em tempo real por meio de dashboards interativos, em que os gestores avaliam: a distribuição das altas, o perfil (longa ou curta permanência), a produtividade da equipe e a quantidade de pendências.
Utilizando os dados da plataforma de valor em saúde, o BI gera relatórios para os chefes de serviço, facilitando a comparação entre especialidades e a análise da instituição como um todo. A gestão do corpo clínico é, então, feita com base em indicadores principais, que em seguida são desdobrados em:
Na reunião de desempenho mensal, é apresentado o “Dashboard DRG”, com dados concretos, que estimulam o engajamento e o protagonismo dos chefes de serviço em relação à melhoria dos desfechos. Os frutos desse trabalho já estão sendo fortemente percebidos por meio da redução da ineficiência do uso do leito, mesmo em período de pandemia.
Atualmente, o hospital faz parte de programas de benefício por desempenho com algumas operadoras de planos de saúde, tendo sua bonificação atrelada a resultados assistenciais:
Os dois escopos têm o apoio da plataforma de valor em saúde DRG Brasil para a coleta, o tratamento e o monitoramento dos indicadores.
A Líder de Gestão Operacional DRG termina sua apresentação com a frase de Yuval Harari: “Num mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder”.
Assista à palestra de Patrícia Nocchi na Jornada Valor em Saúde Brasil 2020, que mostra como o Hospital Moinhos de Vento trabalha todo o ciclo de governança clínica baseada em valor, desde a prestação do cuidado, passando pela codificação e análise de informações em saúde até culminar na atuação direta dos gestores e na melhoria contínua da qualidade assistencial.
Valor Saúde Brasil © 2021. Todos os direitos reservados.