vídeo-case

A importância do Analista de Informação em Saúde para a qualificação e a assertividade dos dados

Saiba como a SBAIS e a Trevo Sistemas atuam para favorecer, aprimorar e otimizar o trabalho dos analistas de informação em saúde e o processo de codificação hospitalar na plataforma de valor em saúde DRG Brasil.

Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Entendendo o case

Informação qualificada é a chave para qualidade da codificação hospitalar. Sabendo disso, a SBAIS - Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde foi fundada em abril de 2018 com o intuito de representar o profissional no mercado, orientar sobre possibilidades e direitos na carreira, promover oportunidades de trabalho e expandir sua capacitação no cenário da codificação hospitalar.


Parceira da SBAIS, a Trevo Sistemas lançou o programa Codifica+, uma operação de outsourcing pode ser realizada em consonância com a equipe interna de analistas para manter as codificações sempre em dia.

O Analista de Informação em Saúde é fundamental para a transformação do sistema de saúde brasileiro, já que ele é responsável pela análise e pelo input de dados no núcleo de inteligência do DRG Brasil – coletados por interface, no prontuário e à beira-leito. Dessa forma, torna-se possível tomar decisões assertivas e informadas, contribuindo para o melhor gerenciamento da instituição de saúde e o aumento da entrega de valor.

Quero assistir ao vídeo-case

Nesse sentido, a presidente da SBAIS, a médica Paula Daibert, ressalta os benefícios que a entidade traz para os associados:

Reconhecimento da profissão, como sua inclusão na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações

Compartilhamento de conteúdo útil, dicas de codificação, eventos e oportunidades no ramo

Comunidade para troca de experiências e vivências entre os associados, buscando a união da categoria profissional

Descontos em cursos de extensão e especialização, como os da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma).

Um exemplo é o Curso Preparatório para Certificação em Codificação Hospitalar, que está com matrículas abertas. A capacitação é uma oportunidade para o Analista de Informação em Saúde ampliar os conhecimentos em codificação hospitalar, explorar as regras específicas para identificação de códigos adequados e se preparar para a prova de proficiência internacional em Codificação Hospitalar da SBAIS/AAPC.

Além da Faculdade de Ciências Médicas e da AAPC, a SBAIS também atua por meio de colaborações com empresas de consultoria e tecnologia, como o Grupo IAG Saúde, a plataforma Valor Saúde Brasil e a Trevo Sistemas.


Com objetivo de levar respostas inovadoras que otimizem o processo de codificação e acelerem os resultados da saúde baseada em valor, a Trevo Sistemas, em parceria com a SBAIS, lançou o programa Codifica+.


Robertson Ferreira explica que o Codifica+ é uma modalidade de outsourcing da codificação hospitalar, com o propósito de liberar o recurso humano qualificado e capacitado para os esforços de governança clínica, auditoria, gestão de equipes de informação e muito mais.


Dessa forma, o Codifica+ agrega, para os profissionais:

Possibilidade de desenvolvimento da carreira

Novas oportunidades e formatos de trabalho

Maior agilidade na etapa de codificação

Sinergia com ações de melhoria do modelo assistencial do sistema de saúde

Quero assistir ao vídeo-case

Para as organizações, a solução também traz benefícios importantes, como garantia de qualidade e assertividade da codificação, segurança e confiabilidade dos dados e redução de custos.


Outro desenvolvimento em sinergia com a plataforma Valor Saúde Brasil é o SWAP Integrações – solução que busca otimizar o processo de codificação por meio da integração dos dados assistenciais, disponíveis no sistema ERP do hospital, com o DRG Brasil. A ferramenta traz mais agilidade para o codificador na obtenção do Grupo de Diagnósticos Relacionados e pode ser integrada na admissão do paciente (através do autorizador), no momento da prorrogação, da alta do paciente ou até no levantamento dos custos hospitalares.

© Valor Saúde Brasil 2021. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade