VÍDEO-CASE

Hospital Erasto Gaertner implanta Lean aliado à governança clínica para melhorar desfechos


O Hospital Erasto Gaertner apresenta o painel Lean agregado à plataforma Valor Saúde Brasil. Por integração direta no ERP você tem todos os indicadores de SLA de mais de 200 entregas que são realizadas na jornada do paciente no hospital. Carla e Fernanda demonstram como os painéis, em tempo real, apontam os gargalos e melhoram o processo assistencial.





Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

O contexto

O Hospital Erasto Gaertner, membro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, é o principal câncer center em volume de atendimento do sul do Brasil. A Liga Paranaense é um complexo de saúde composto atualmente por 10 unidades assistenciais, que juntas desenvolvem um importante trabalho de prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa sobre o câncer na região do país à qual pertence.


Em 2020, época em que irrompeu a pandemia da Covid-19, o hospital atendeu aproximadamente 45.345 pacientes, o que corresponde a mais de um milhão de procedimentos realizados no ano, sendo a maior parte no tripé no tratamento oncológico: cirurgias, radioterapia e quimioterapia.


O Hospital Erasto Gaertner foi o primeiro câncer center a utilizar a metodologia DRG, e possui três principais metas estratégicas:

• ser reconhecido em governança clínica baseada em valor, na comunidade da plataforma DRG Brasil em 12 meses - o projeto está em andamento;

• no Brasil em três anos;

• e no mundo em cinco anos.

Escritório de Valor e o Projeto de Governança Clínica

A partir do posicionamento estratégico de foco na saúde baseada em valor e com a qualificação e validação da codificação clínica concluída, a instituição criou seu próprio Escritório de Valor (VMO) e começou a implantar o Projeto de Governança Clínica.


Em parceria com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, o Hospital Erasto Gaertner:

Mapeou os processos assistenciais;

Realizou um

diagnóstico situacional;

Estruturou um

Plano de Ação e seu acompanhamento;

E implantou o

painel Lean.

O painel Lean tem como objetivos a identificação e o acompanhamento contínuo dos gargalos relacionados aos processos assistenciais. A implantação desta ferramenta compõe a primeira frente do Projeto de Governança Clínica, que está subdividido em 7 frentes de trabalho.


O painel facilita o acompanhamento just in time, ou seja, no tempo real em que o processo acontece. As funcionalidades integradas detectam desperdícios, validando o modelo assistencial e as linhas de cuidados.

As etapas do Projeto de Governança Clínica

Para compor o painel Lean de indicadores de valor em saúde, foram definidas as seguintes etapas macro:

1. Consultoria com o Grupo IAG Saúde para definição e desenvolvimento da metodologia

De início, foram identificados os gargalos de processos a partir das análises em conjunto com os gestores. A equipe também definiu os indicadores de monitoramento e fez o detalhamento dos fluxos de processo.

2. Validação do painel de coleta dos dados para acompanhamento

No segundo passo, as métricas foram validadas junto aos gestores e a diretoria, e assim o percentil foi transformado como meta para ser ajustado. Enfermeiros navegadores foram capacitados para acompanhamento da jornada do paciente.

3. Gestão dos indicadores elencados, implementação e follow-up

Nesta última etapa do Projeto de Governança Clínica, está sendo desenvolvido um fluxo de comunicação efetiva entre a equipe envolvida. Um time de alta performance está sendo formado, responsável pelos rounds, giros de leito e reuniões clínicas para efetivação do Projeto de Alta Segura.

Quero assistir ao vídeo-case

Resultados iniciais

Por meio do painel, é possível acompanhar indicadores que excederam o tempo de permanência, indicadores próximos ao prazo e aqueles que estão dentro da meta proposta pelo DRG Brasil. Para a intervenção nestes cenários, várias ferramentas de gestão da qualidade foram utilizadas pelo hospital, como mapeamento de processos, análises críticas, planos de ação e relatos de não-conformidade.


A implantação de indicadores de valor em saúde no Hospital Erasto Gaertner é recente, mas mesmo assim o Escritório de Valor da instituição já conseguiu contemplar as seguintes melhorias:


engajamento da equipe

melhoria da experiência do cliente

desenvolvimento de alta performance

enfermeiro navegador monitorando a jornada do paciente

acompanhamento just in time dos processos

redução do retrabalho evitando perdas e desperdícios

remodelagem dos processos assistenciais

gestão eficaz dos riscos assistenciais

fortalecimento da gestão de custos

entre outros ganhos





Assista na íntegra ao case apresentado por Carla Martins e Fernanda Souza. Veja como o painel Lean automatizado aliado à governança clínica da plataforma Valor Saúde Brasil, em tempo real, aponta os gargalos, controla o desperdício, otimiza os processos assistenciais e melhora os desfechos do hospital.


Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade