Hospital Erasto Gaertner implanta Lean aliado à governança clínica para melhorar desfechos
O Hospital Erasto Gaertner, membro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, é o principal câncer center em volume de atendimento do sul do Brasil. A Liga Paranaense é um complexo de saúde composto atualmente por 10 unidades assistenciais, que juntas desenvolvem um importante trabalho de prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa sobre o câncer na região do país à qual pertence.
Em 2020, época em que irrompeu a pandemia da Covid-19, o hospital atendeu aproximadamente 45.345 pacientes, o que corresponde a mais de um milhão de procedimentos realizados no ano, sendo a maior parte no tripé no tratamento oncológico: cirurgias, radioterapia e quimioterapia.
O Hospital Erasto Gaertner foi o primeiro câncer center a utilizar a metodologia DRG, e possui três principais metas estratégicas:
• ser reconhecido em governança clínica baseada em valor, na comunidade da plataforma DRG Brasil em 12 meses - o projeto está em andamento;
• no Brasil em três anos;
• e no mundo em cinco anos.
A partir do posicionamento estratégico de foco na saúde baseada em valor e com a qualificação e validação da codificação clínica concluída, a instituição criou seu próprio Escritório de Valor (VMO) e começou a implantar o Projeto de Governança Clínica.
Em parceria com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, o Hospital Erasto Gaertner:
Mapeou os processos assistenciais;
Realizou um
diagnóstico situacional;
Estruturou um
Plano de Ação e seu acompanhamento;
E implantou o
painel Lean.
O painel Lean tem como objetivos a identificação e o acompanhamento contínuo dos gargalos relacionados aos processos assistenciais. A implantação desta ferramenta compõe a primeira frente do Projeto de Governança Clínica, que está subdividido em 7 frentes de trabalho.
O painel facilita o acompanhamento just in time, ou seja, no tempo real em que o processo acontece. As funcionalidades integradas detectam desperdícios, validando o modelo assistencial e as linhas de cuidados.
Para compor o painel Lean de indicadores de valor em saúde, foram definidas as seguintes etapas macro:
1. Consultoria com o Grupo IAG Saúde para definição e desenvolvimento da metodologia
De início, foram identificados os gargalos de processos a partir das análises em conjunto com os gestores. A equipe também definiu os indicadores de monitoramento e fez o detalhamento dos fluxos de processo.
2. Validação do painel de coleta dos dados para acompanhamento
No segundo passo, as métricas foram validadas junto aos gestores e a diretoria, e assim o percentil foi transformado como meta para ser ajustado. Enfermeiros navegadores foram capacitados para acompanhamento da jornada do paciente.
3. Gestão dos indicadores elencados, implementação e follow-up
Nesta última etapa do Projeto de Governança Clínica, está sendo desenvolvido um fluxo de comunicação efetiva entre a equipe envolvida. Um time de alta performance está sendo formado, responsável pelos rounds, giros de leito e reuniões clínicas para efetivação do Projeto de Alta Segura.
Por meio do painel, é possível acompanhar indicadores que excederam o tempo de permanência, indicadores próximos ao prazo e aqueles que estão dentro da meta proposta pelo DRG Brasil. Para a intervenção nestes cenários, várias ferramentas de gestão da qualidade foram utilizadas pelo hospital, como mapeamento de processos, análises críticas, planos de ação e relatos de não-conformidade.
A implantação de indicadores de valor em saúde no Hospital Erasto Gaertner é recente, mas mesmo assim o Escritório de Valor da instituição já conseguiu contemplar as seguintes melhorias:
✔ engajamento da equipe
✔ melhoria da experiência do cliente
✔ desenvolvimento de alta performance
✔ enfermeiro navegador monitorando a jornada do paciente
✔ acompanhamento just in time dos processos
✔ redução do retrabalho evitando perdas e desperdícios
✔ remodelagem dos processos assistenciais
✔ gestão eficaz dos riscos assistenciais
✔ fortalecimento da gestão de custos
✔ entre outros ganhos
Assista na íntegra ao case apresentado por Carla Martins e Fernanda Souza. Veja como o painel Lean automatizado aliado à governança clínica da plataforma Valor Saúde Brasil, em tempo real, aponta os gargalos, controla o desperdício, otimiza os processos assistenciais e melhora os desfechos do hospital.
© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.