VÍDEO-CASE

Hospital Mãe de Deus e Trevo Sistemas* e a alta performance da codificação clínica

* Atual We Innovate

Neste case, o Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre apresenta relatos sobre hospital, analisa os cenários antes e depois das suas codificações em parceria com o programa Codifica+ da Trevo Sistemas e divulga seus projetos com as codificações realizadas.





Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

Entendendo o case

O Hospital Mãe de Deus atua desde 1979 oferecendo soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento com foco no atendimento humanizado, seguro e centralizado no paciente. É referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade e é acreditado pela Joint Commission Internacional (JCI).


A instituição iniciou o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil em 2015, coletando as informações, codificando os prontuários e analisando as informações assistenciais e de custos dos pacientes. Em 2016, foi possível negociar entre hospital e operadora (Unimed) sobre procedimentos e processos para que no próximo ano, em 2017, fosse possível o início da remuneração com base no DRG Brasil. Em 2020, foi necessário pausar o projeto para reavaliar toda a base de dados gerada, a fim de ser realizada uma nova análise para retorno da remuneração baseada em DRG.


Com esta paralisação, foi possível avaliar os principais gargalos no modelo de codificação da instituição. São eles:

Rotatividade da equipe

Baixa qualidade das codificações (IQIC de 33%)

Atraso nas codificações

Desconfiança no DRG gerado, gerando atrito com a equipe assistencial

Os pontos citados acima foram fatores dificultadores para que o hospital continuasse com o projeto iniciado em 2015.


Em 2021, a instituição firmou parceria com o programa Codifica+, projeto coordenado pela Trevo Sistemas (atual We Innovate), que conta com codificadores experientes e certificados, o que garante a qualidade da informação codificada e elimina a curva de aprendizados dos profissionais.


Esta implantação ocorreu da seguinte forma: em janeiro de 2021, o hospital inicia o planejamento e a contratação do serviço. Em fevereiro do mesmo ano, os codificadores iniciam a coleta dos dados assistenciais e a instituição passa a analisar a qualidade da codificação. Esse processo de codificação, análise e melhoria contínua se desdobra até os dias atuais, sendo analisada periodicamente.


Abaixo é demonstrado as etapas do projeto:

Além dos gargalos levantados, foi necessário a atuação da Trevo Sistemas no processo de integração da instituição. A integração existia, mas parte das informações necessárias não estavam contempladas no DRG Brasil, o que compromete, em partes, a otimização do trabalho dos codificadores do Codifica+.

Quero assistir ao vídeo-case

Resultados assistenciais para uma codificação de sucesso

Com estes pontos acompanhados e corrigidos, os principais ganhos da organização com o Codifica+ foram:


· Pontualidade na entrega das codificações;

· Aumento significativo da qualidade das codificações (IQIC de 33% para 87%);

· Suporte rápido com dúvidas de codificação;

· Credibilidade com o DRG gerado;

· Avanço no projeto de Governança Clínica utilizando as informações geradas na plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil.





Assista, na íntegra, a apresentação do Hospital Mãe de Deus com a Trevo Sistemas e entenda o processo de codificação para qualidade e assertividades das informações.

Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade