VÍDEO-CASE

Cemig Saúde e a remuneração baseada

em valor com o DRG Brasil

A Cemig Saúde efetivou a mudança de remuneração de hospitais e médicos baseado na entrega de valor em saúde. Graziele Lucena e Daniela Tibo explicam como funcionam os contratos que contemplam o compartilhamento das economias produzidas pelo controle de desperdício. Um trabalho fundamentado em metas claras e integração de operadora, hospital e médico.





Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

Ao preencher o formulário, você consente que a nossa empresa envie, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos interessantes para você. Você pode se descadastrar ou pedir a exclusão dos seus dados a qualquer momento. Para mais informações sobre nossas práticas para respeitar a sua privacidade, confira a Política de Privacidade do Grupo IAG Saúde.

Entendendo o Case

A Cemig Saúde é uma operadora de autogestão criada em 2010, após divisão de atividades com a Forluz e possui como único produto registrado na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o PSI (Pré-Saúde Integrado da Cemig). As empresas patrocinadoras são a própria Cemig, Cemig Distribuição, Cemig Geração e Transmissão, Forluz, Gasmig, Sá Carvalho, Cemig Saúde e Cemig SIM.


Os números da Cemig Saúde são robustos e contemplam:

58.681

beneficiários

979.796

atendimentos somente em 2021

911.711

procedimentos

10.237

internações

57.848

atendimentos no pronto socorro

Há dois anos, durante a revisão do Planejamento Estratégico da instituição, a equipe da Cemig Saúde percebeu o seu protagonismo no setor e não como uma simples empresa que trata de doenças. Para a gerente de relacionamento com o prestador, Daniela Tibo, e a analista de saúde sênior da Cemig Saúde, Graziele Lucena, esse propósito foi essencial para a alteração da missão e da visão da empresa, na qual estabeleceu que o objetivo da instituição é conduzir as pessoas para o cuidado com a saúde proporcionado atenção à saúde com sustentabilidade e confiança.


Para isso foi necessário estabelecer novo modelo assistencial e remuneratório voltado para a qualidade assistencial e para a sustentabilidade da operadora e seus beneficiários. Dessa forma, para garantir o sucesso do projeto, iniciaram o uso com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil para entrega de valor em saúde e investigação das informações necessárias para tomada de decisão assertiva.


A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil foi contratada em 2020 com a estratégia de implantação gradativa, iniciada em maio do mesmo ano, em sete hospitais. Com a contratação, a Cemig Saúde realizou diversos encontros com a equipe de auditoria concorrente do projeto e com os especialistas do Grupo IAG Saúde para a realização da codificação.


Foram realizadas reuniões de sensibilização com os prestadores selecionados, capacitações na metodologia DRG Brasil, validações das codificações, consultoria para as mudanças e desenvolvimento e/ou revisão de processos e reuniões de alinhamento com os prestadores sobre os pontos críticos identificados quanto ao desempenho.


Entre os desafios para implantação da metodologia apontados por Daniela e Graziele, é possível citar:

a resistência de alguns prestadores com o uso da ferramenta, o que leva a crer a falta de conhecimento no DRG Brasil

a adoção de novos modelos de remuneração alternativos ao Fee for Service, como o pagamento por diárias hospitalares, do tipo Diária Semi Global associada a performance (percentual de deflator quando não houver entrega de valor, conforme critérios acordados)

Os principais resultados em 15 meses de projeto da Cemig Saúde com o DRG Brasil foram:

A codificação desde a admissão possibilitou intervenções junto ao prestador. A previsão do tempo de permanência do DRG subsidia equipe da auditoria concorrente para agilizar a alta junto ao prestador

Padronização dos conceitos, gerando maior assertividade na apuração dos resultados assistenciais, possibilitando ao prestador realizar ações corretivas/preventivas para melhoria nos processos e aumento da segurança assistencial

Dados de internações com condições sensíveis à atenção primária (ICSAPs) que auxiliaram a equipe de Navegação e APS na identificação dos beneficiários com indicação para vincular a alguma modalidade de cuidado, proporcionando aos beneficiários maior cuidado

com a saúde

Informações de desempenho assistencial que possibilitaram a Cemig Saúde conhecer e avaliar os prestadores hospitalares, permitindo comparações e auxiliando na tomada de decisão para acordos focados na melhoria assistencial

Com isso, e após um ano de implantação, em maio de 2021, a Cemig Saúde realizou negociação de novo modelo de remuneração baseado em valor, adotando para este modelo, a diária semi global associada a performance. Após o acordo, foi possível identificar grandes resultados na melhoria dos processos assistenciais do prestador, processos internos, segurança assistencial e prevenção de desperdícios.

Quero assistir ao vídeo-case

Resultados excepcionais

Entre os próximos passos, Daniela e Graziele destacaram alguns projetos como a implantação da metodologia DRG Brasil em mais hospitais da rede credenciada. Além disso, expandir as negociações baseadas em valor para outros prestadores da rede e para o corpo clínico dos hospitais, bem como, adotar novos produtos como contratos por especialidades e com acordos de entrega de valor compõem o planejamento da Cemig Saúde.





Confira na íntegra a apresentação da Cemig Saúde e saiba como iniciar um projeto de remuneração baseada em valor com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil.


Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade