VÍDEO-CASE

Hospital Mãe de Deus melhora a eficiência, envolve o corpo clínico e constrói novo modelo de gestão

A participação ativa do corpo clínico nas análises críticas de desfechos assistenciais é a ação mais efetiva para a melhoria dos resultados em saúde com entrega de valor. Compreenda, com a narrativa de Helen Valentim, como garantir qualidade assistencial com eficiência operacional na governança clínica.





Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

O contexto

Localizado em Porto Alegre (RS), o Hospital Mãe de Deus foi eleito o 6o melhor hospital do Brasil no ranking World’s Best Hospitals, da Revista Newsweek, em 2021 e 2022. Com acreditações nacionais e internacionais no currículo, a instituição possui 312 leitos, sendo 208 de internação, 60 de CTI adulto, 16 de UCE, 18 de maternidade e 10 de CTI neonatal; além de 9 salas cirúrgicas. A cada mês, são internados no hospital cerca de 1200 pacientes.


A metodologia DRG Brasil foi implantada no Hospital Mãe de Deus cedo, em 2013. Em 2015 deu-se início ao uso dos dados para a governança clínica, já em parceira com a maior operadora da região. Em 2017, a codificação conjunta com a operadora foi iniciada, seguida pelo projeto de pagamento de procedimentos por bundles baseados no DRG.

Reestruturação do projeto em busca da excelência

Para superar obstáculos como falta de engajamento e concordância do corpo clínico, atraso no banco de codificações e desconhecimento da ferramenta DRG por parte dos médicos e gestores, o projeto do Hospital Mãe de Deus foi reavaliado em 2019 e reestruturado em 2020.


A partir daí, a equipe fez uma definição pragmática de oportunidades de melhoria, observando a curva de aprendizado. As ações colocadas em prática foram:

Capacitações do corpo clínico sobre a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, em 2019;

Divulgação da importância do registro adequado e de conceitos básicos sobre a metodologia DRG;

Visitas de benchmarking da Alta Direção a instituições que já utilizavam o DRG Brasil, com o entendimento de que é importante a participação de um médico na gestão, validação de

dados e orientações;



Envolvimento dos coordenadores dos serviços e gestores de especialidades, de forma que os dados se tornaram de

maior qualidade;

Avaliação da qualidade da codificação, que mostrou que o índice estava em 33,3% em 2019, pontuando 8 de 24 escores avaliados;

Modificações na codificação objetivando o aumento da qualidade, com terceirização deste processo em 2021.

As palavras mágicas: resultados-chave para a melhoria da qualidade do cuidado

A partir das oportunidades de melhoria implantadas, foram observados os seguintes resultados:

CULTURA


A criação da cultura do uso da plataforma DRG Brasil na instituição foi um resultado de grande valor.

CONHECIMENTO


Foi gerado um maior nível de conhecimento da ferramenta e suas aplicações, por meio dos cursos fornecidos pela plataforma.

DADOS FIDEDIGNOS


Passou a ser possível realizar a avaliação dos indicadores no início de cada mês, pois a codificação é concluída até o 5o dia útil do mês subsequente.

COMUNICAÇÃO


Um Dicionário contendo os principais conceitos e dúvidas sobre a metodologia DRG foi criado e encaminhado a todos os gestores.

INDICADORES


Divulgação mensal de um Boletim de Indicadores em conjunto com o Dicionário, para melhorar ainda mais a assimilação e a visualização dos pontos de melhoria.

CONSISTÊNCIA


O hospital tirou o aprendizado de que, para montar os pacotes de pagamento por procedimento, é necessário focar na qualidade da codificação e em reduzir a variabilidade do cuidado.

AVALIAÇÃO


A qualidade da codificação passou a ser mensurada, com validação dos dados junto à empresa terceirizada. 

QUALIFICAÇÃO DOS DADOS


O Índice da Qualidade da Codificação subiu para 83,3%, pontuando 20 dos 24 escores. Agora o dado pode ser utilizado com segurança para melhorias na instituição.

Atualmente, a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil está inserida no Hospital Mãe de Deus dentro da célula de desfecho, junto com outros protocolos assistenciais e linhas de cuidado, como transplante de medula óssea, câncer de mama, quimioterapia oral e radioterapia – favorecendo o acompanhamento do desempenho dessas linhas pelo sistema.

Quero assistir ao vídeo-case

Próximos passos: ainda há muito a ser feito!

É certo que existe muito potencial para o uso das funcionalidades do DRG Brasil dentro do Hospital Mãe de Deus. Veja o que a instituição está traçando para o futuro.


Avançar na Governança Clínica utilizando os dados da plataforma para:


Indicadores de resultados assistenciais;

Desempenho operacional;

Gestão de giro de leitos;

Desempenho no tempo médio de permanência, uma vez que este só faz sentido se for ajustado por complexidade (case mix).


Avançar na mudança do modelo remuneratório:


Novos modelos remuneratórios são uma realidade, e o Valor Saúde Brasil permite essa implantação por meio do pagamento por bundles e por performance. A plataforma é um recurso fundamental para a transformação, uma vez que capacita a instituição, fornecendo mensuração de custos e desfechos, com dados confiáveis para a tomada de decisão.





Assista na íntegra ao case apresentado por Helen Valentim. Comprove, com a narrativa da médica, que a participação ativa do corpo clínico nas análises críticas de desfechos assistenciais é a ação mais efetiva para a melhoria dos resultados em saúde com entrega de valor ao paciente.

Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade