O Hospital São Francisco de Assis utiliza a plataforma Valor Saúde Brasil a partir de um projeto apoiado pela Operadora São Francisco Vidas. É um hospital geral, filantrópico, atualmente com 181 leitos. A instituição possui grande relevância na região onde está inserida, em Jacareí (SP), por ser referência em gestação de alto risco, UTI neonatal e Oncologia clínica adulta.
A busca por excelência, sustentabilidade, eficiência, diminuição dos desperdícios e melhoria de processos são alguns dos focos buscados constantemente pelo hospital.
A partir desses objetivos, a instituição elegeu a metodologia DRG Brasil e a plataforma Valor Saúde Brasil como ferramentas da mudança, uma vez que, associadas à inteligência artificial, fornecem informações consistentes para as tomadas de decisão e identificação de focos de desperdício.
O projeto começou em 2019 com a capacitação da equipe de codificação e benchmarking da ferramenta em outros hospitais.
No início de 2020, o processo sofreu um impacto devido à pandemia e à necessidade de readequações internas, mas foi retomado a partir de maio com a identificação dos gargalos internos e as discussões dos resultados com algumas das equipes assistenciais.
Em outubro, já eram realizadas 100% das codificações de altas e admissionais. Foram iniciadas as visitas aos pacientes internados e a avaliação in loco dos processos do hospital com a identificação dos gargalos e proposição de planos de ação.
A partir do ano de 2021, foram desenvolvidas ações relacionadas ao fluxo do binômio mãe-filho e à decisão de implantar o Projeto de Governança Clínica. Um piloto nos setores Maternidade e Oncologia Clínica foi desenvolvido, com o apoio do aplicativo de IA.
Segundo Cinthia Specian, Coordenadora de Neonatologia do Hospital São Francisco de Assis, foi possível identificar reflexos operacionais e assistenciais importantes conforme o Projeto de Governança Clínica progredia. Tais como:
Melhorias de processos internos, que contribuíram muito para a revisão das atividades setoriais;
Diminuição da permanência média dos pacientes clínicos da Oncologia, em um período curto de 3 meses (julho a setembro de 2021);
Redução expressiva das condições adquiridas, a partir da reestruturação do Núcleo de Segurança do Paciente com a formalização das notificações, e consequentemente o direcionamento e a definição de ações cada vez mais assertivas.
Em um futuro próximo, o hospital irá focar os esforços nas oportunidades econômicas, sobretudo no alvo de permanência hospitalar, já que um dos seus objetivos é alcançar a sustentabilidade. Para atingi-lo, o painel Oportunidades Econômicas e Assistenciais do Analytics DRG Brasil tem sido um grande aliado.
O Hospital São Francisco de Assis e a Operadora São Francisco Vidas entendem que a saúde baseada em valor é um caminho que demanda determinação, mas que as mudanças são significativas e rapidamente percebidas – e, com a ajuda da plataforma Valor Saúde Brasil, metas ainda mais prodigiosas serão alcançadas em prol do paciente.
Assista à apresentação e veja o passo a passo da implantação da governança clínica em uma unidade hospitalar que está iniciando seu programa de qualificação: