A Caixa de Assistência à Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma associação fundada em 15 de julho de 1993, com a finalidade de atendimento médico e hospitalar aos servidores e dependentes da UFMG. A CASU/UFMG ampliou sua cobertura aos servidores do CEFET/MG, da Faculdade de Odontologia de Diamantina e fundações vinculadas à UFMG.
A CASU/UFMG utiliza o DRG Brasil desde 2016 e segundo Neide Cavalcante, consultora de jornada assistencial da instituição, durante apresentação na Jornada Valor em Saúde Brasil 2021, a plataforma possibilitou à organização melhores resultados assistenciais, além de amplo conhecimento por meio da base dos dados da ferramenta.
Mesmo com os resultados positivos, os gestores da operadora identificaram que ainda possuíam oportunidades de melhoria no processo. Para isso, foram realizadas reuniões entre a equipe responsável pela implantação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil com o propósito de centralizar as informações qualificadas de saúde, bem como analisar o contexto organizacional da operadora e seus serviços para melhoria contínua da qualidade assistencial. Com esse objetivo, nasceu o Comitê de Avaliação da Qualidade Assistencial da CASU/UFMG.
Os gestores da operadora identificaram também a necessidade de envolver os prestadores de serviços de saúde, não somente para apresentar os resultados da metodologia DRG, mas, também, a compreenderem a análise e qualificação da informação com a plataforma.
Um dos grandes desafios na aplicabilidade do DRG Brasil na operadora foi a integração das equipes multidisciplinares da CASU/UFMG com os seus prestadores de serviços de saúde.
Para realizar essa integração, alguns pontos foram considerados:
Escolha de uma ferramenta de avaliação da qualidade assistencial como premissa da alta direção no planejamento estratégico da instituição
Escolha de um profissional, coordenador do projetos, para atuação em várias frentes de trabalho da operadora
Definição de cláusula contratual com o prestador de serviço
Capacitação da equipe da operadora e do hospital na metodologia DRG
Envolvimento dos profissionais assistenciais de setores como: comercial, pré-auditoria, auditoria hospitalar à beira leito, por exemplo
Inclusão de ações de engajamento e divulgação do projeto DRG para a equipe multidisciplinar
Estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente
Criação do fluxo de discussão de eventos adversos com o prestador
Acompanhamento de indicadores de qualidade com os resultados do DRG Admissional
Utilização do aplicativo de inteligência artificial para melhor compreensão da comunicação
Definição de metas das equipes envolvidas na jornada assistencial da operadora
Discussão de oportunidades para melhoria contínua da CASU/UFMG
A experiência exitosa da CASU/UFMG com a utilização da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil não garante somente a qualidade assistencial — proporciona ao paciente e sua família experiência positiva com o cuidado certo, para a pessoa, com os recursos certos. Em destaque:
Paciente no centro do cuidado: avaliação do tempo certo, da terapêutica correta, com a melhor assistência
A eficiência da jornada assistencial hospitalar do paciente: diariamente a operadora acompanha os pacientes internados, identificando o motivo da internação — com o DRG Brasil é possível prever o tempo de permanência e fazer o seu acompanhamento de forma assertiva
Agilidade nos processos de autorização e auditoria da conta
Acompanhamento e monitoramento dos pacientes com patologias elegíveis
Mensuração de indicadores como tempo de permanência, condições adquiridas, internações sensíveis à atenção primária (ICSAPs)
Experiência positiva do paciente com relação à operadora
Clareza e confiança nas relações com os fornecedores internos e prestadores credenciados
Estruturação de novos modelos de contratualização e da remuneração baseada em valor
Assista, na íntegra, a apresentação da CASU/UFMG e entenda mais sobre o processo de implantação do DRG Brasil para melhoria da qualidade assistencial.