A COPASS Saúde, Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa, é uma entidade sem fins lucrativos, criada com objeto social específico para operar planos privados de assistência à saúde e atender ao art. nº 34 da Lei 9.656/98 que trata dos planos privados de saúde no Brasil. A COPASS Saúde possui como mantenedora a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A Associação é registrada junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na modalidade de autogestão com abrangência em todo Estado de Minas Gerais.
Durante a Jornada Valor em Saúde Brasil 2021, evento realizado pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, o superintendente executivo da instiuição, Omar Gomes, compartilhou a atuação da operadora na região e seus números. Atualmente, a COPASS Saúde possui uma carteira com 42 mil beneficiários, sendo 20,2% representados por idosos - a média nacional das operadoras de autogestão, segundo a ANS é de 27,5%. Devido a sua dispersão geográfica, a rede credenciada da operadora está presente em mais de 630 municípios de Minas Gerais e conta com mais de 3.658 prestadores de serviço credenciados.
Em 2015, a COPASS Saúde inicia a utilização do DRG Brasil na instituição sendo o uso da plataforma ampliada em 11 hospitais da rede credenciada. Os números gerados até então são:
· 8.429 altas codificadas de julho de 2015 a junho de 2021;
· permanência prevista de 21.822 diárias e realizada de 32.223 diárias;
· taxa de desperdício de 47,66% - considerando a média do DRG Brasil. Este percentual representa cerca de R$ 41 milhões de reais de possibilidade em ganhos econômicos.
No quesito segurança assistencial, a COPASS Saúde registrou condições adquiridas em 311 pacientes. Ainda obtiveram 529 casos de readmissões por recaída/complicação em até 30 dias. Sobre as Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAPs) foram registradas 800 internações e as mais presentes foram:
Infecções do Rim e Trato Urinário
Doenças Circulatórias exceto IAM
Esofagite, Gastroenterite e outras doenças digestivas
Insuficiência Cardíaca e Choque, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Convulsão
Diante o cenário, foi reestruturado o planejamento estratégico da organização, com base nas informações assistenciais coletadas para alcançar a meta de Entrega de Valor em Saúde aos Beneficiários da COPASS Saúde. Os novos objetivos estratégicos assistenciais da operadora são:
→ diminuir as ICSAPs e doenças crônicas com prioridade para maiores de 60 anos
→ integrar a Medicina do Trabalho como ponto de entrada e vinculação ao sistema de saúde COPASS
→ aumentar a receita e diminuir o Índice de Envelhecimento da carteira ampliando a entrada de beneficiários mais jovens
→ reduzir a permanência além da necessária, as reinternações e as ICSAPs de emergência
→ aumentar a segurança do paciente, a resolutividade da emergência e ambulatorização cirúrgica
O projeto de restruturação do planejamento estratégico ainda não obteve resultados palpáveis por ser tratar de um projeto recente, contudo, os objetivos estratégicos estão sendo desdobrados com a equipe da COPASS Saúde com o suporte do Time de Consultoria e Implantação do Grupo IAG Saúde para o alcance das metas estabelecidas. Algumas ações já estão sendo realizadas, entre elas:
a inauguração das duas primeiras clínicas de Atenção Primária
e a ampliação da entrada de beneficiários mais jovens na carteira
Para o futuro a COPASS Saúde deseja entregar os melhores desfechos assistenciais para seus beneficiários, com o custo assistencial mais adequado, gerando assim valor em saúde e contribuindo para a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro.
Assista ao vídeo-case da COPASS Saúde na íntegra e conheça as metas da instituição para melhoria dos desfechos assistenciais e ampliação da sua carteira.
© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.