VÍDEO-CASE

Unimed-BH mensura indicadores de valor em saúde para bonificação positiva

Há duas décadas a Unimed Belo Horizonte vem atuando em um projeto contínuo de qualificação da assistência com a introdução de várias iniciativas, entre elas a mensuração adequada da entrega valor em saúde ao paciente. Com lideranças atuantes e foco em inovação, a operadora foi pioneira ao implantar a metodologia DRG em sua rede hospitalar.





Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

A Unimed-BH e sua trajetória de entrega de valor em saúde

A Unimed-BH é uma operadora de saúde com 50 anos de história, e os números impressionam. A sua área de atuação compreende Belo Horizonte e mais 33 municípios da Grande BH. Possui mais de 1,3 milhão de beneficiários. A Unimed-BH conta com 5,4 mil médicos cooperados e uma rede composta por 331 prestadores, entre hospitais, clínicas e laboratórios, incluindo Serviços Próprios e credenciados.


Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, foram mais de 3 milhões de atendimentos feitos pelo Unidisk, mais de 171 mil consultas online e mais de 395 mil clientes telemonitorados em 2020. Além disso, mais de 430 mil clientes utilizaram o serviço de chatbot para resolução de dúvidas e solicitações.


Desde o ano 2002, pautada em seus valores institucionais, a Unimed Belo Horizonte vem atuando em um projeto contínuo de qualificação da assistência com a introdução de várias iniciativas, entre elas:


Acreditação de toda a rede hospitalar

Selo de Excelência Assistencial

Construção de indicadores para o médico cooperado acompanhar o próprio desempenho

Pioneirismo, inovação e liderança forte: Unimed-BH é a 1ª operadora mineira a implantar DRG

Há duas décadas em curso com repercussão altamente positiva, o projeto de qualificação e entrega de valor em saúde da Unimed-BH tem como focos motivadores:



• Integrar as informações em todos os níveis de prestação e da vigilância em saúde;

• Reduzir o desperdício produtivo ao longo do trajeto assistencial do paciente;

• Manter um plano de saúde financeiramente acessível;

• Atender a demanda de saúde do paciente com maior eficiência e menor desperdício de tempo e recursos financeiros;

• Ter maior capacidade de geração de dados para uma melhor análise crítica dos resultados.


No início da implantação, no entanto, a operadora enfrentou desafios, como não poderia deixar de ser. As principais interrogações foram:


Como melhorar a capacidade de construir um banco de dados estruturado?

Como melhorar a capacidade de armazenagem desses dados?

Como melhorar a capacidade crítica de utilizar esses dados para gestão?

Como obter uma padronização das ferramentas em uso?

Para responder grande parte das problemáticas que surgiram no caminho, a Unimed-BH decidiu implantar o DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados) em sua rede hospitalar. Ela foi a primeira operadora de saúde de Minas Gerais a utilizar a metodologia DRG, e o fez por meio da plataforma DRG Brasil.


A decisão de implantar o DRG brasileiro foi impulsionada pela necessidade de se ter uma mensuração adequada da entrega valor em saúde ao paciente e uma forma de controle dos potenciais desperdícios assistenciais da sua rede prestadora.

Indicadores, resultados e bonificação positiva baseados em valor

A implantação do DRG Brasil em toda a rede prestadora trouxe a padronização das ferramentas de análise que a Unimed BH precisava.


A mensuração tornou-se mais substancial


O que possibilitou avaliar qual era a expectativa da eficiência e qual o foi o resultado assistencial entregue, em todas as perspectivas


E ainda facilitou a evolução do projeto de qualificação assistencial


Quero assistir ao vídeo-case

Resultados iniciais

Atualmente, está sendo construída uma metodologia que possibilitará a avaliação padronizada dos critérios de eficiência assistencial. Para essa construção, a operadora buscou estabelecer indicadores que apontassem problemas na jornada do paciente que poderiam acarretar a um desperdício de tempo, uma eficiência menor e um custo operacional mais alto.


Ademais, estabeleceu a lógica da eficiência, que é atender a demanda do paciente por um único profissional e/ou serviço, de modo que ele não tenha que circular por diversos profissionais/serviços sem resolutividade.


Os indicadores são específicos para cada ponto da jornada de uma paciente, considerando consultas eletivas, pronto-atendimento, atenção domiciliar e internação. Os indicadores relacionados à internação, são, na totalidade, extraídos plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil:


· Monitoramento das diretrizes do Projeto Parto Adequado da ANS

· Eficiência do uso leito

· Identificação de condições adquiridas graves

· Readmissão não planejada em 30 dias

· ICSAP gerenciáveis pela emergência

· Monitoramento das internações de curtíssima permanência






Veja, na apresentação de Sérgio Bersan, os frutos colhidos pela Unimed-BH com a mensuração de valor em saúde por meio do DRG Brasil, como o monitoramento está sendo feito e os próximos passos da operadora para criar um projeto de bonificação positiva baseado nesses resultados.


Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade