VÍDEO-CASE

Hospital Evangélico de Vila Velha aumenta eficiência operacional da linha de cuidado cardiológica com DRG Brasil

Neste case, o Hospital Evangélico de Vila Velha (ES) mostra como aumentou a eficiência operacional da linha de cuidado cardiológica com o uso do DRG Brasil. No vídeo, é possível ver quais foram as melhorias implantadas após a análise dos dados gerados pela ferramenta e os resultados alcançados. 





Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

Contexto

O Hospital Evangélico de Vila Velha (ES) é referência em urgência e emergência cardiovascular, possui a classificação máxima em gestão hospitalar - a certificação ONA nível 3 - e tem um elevado índice de satisfação do cliente. 


A instituição, que é filantrópica e conveniada ao SUS, conta com 183 leitos de internação, presta atendimentos em 28 especialidades médicas, sendo habilitada em alta complexidade nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos.


A implantação da metodologia DRG na instituição foi em 2017, na linha de cuidado cardiológica, com o objetivo de reduzir o tempo de permanência hospitalar, aumentar a eficiência operacional e a entrega de valor. Atualmente, o DRG Brasil é usando em todas as linhas de cuidado do hospital.

Processo de implantação do DRG Brasil

Ago/2017

Início da codificação da cardiologia, com DRG de Alta


2018

Realização de benchmarking no Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga/MG

Participação em consultorias do Grupo IAG Saúde

Início da atuação com o DRG Admissional da cardiologia


2019

Automatização da integração do DRG com o sistema MV, até então as codificações eram feitas de forma manual

Codificação de 100% das especialidades

Inclusão de outras especialidades no DRG Admissional


2020

Foco na melhoria da Eficiência da Urologia, Oncologia e Clínica Médica


2021

Diagnóstico para implementação completa da Governança Clínica; e estudo para viabilizar a integração com o módulo de custos

Oportunidades de melhoria

Em 2017, quando o DRG começou a ser utilizado pela instituição, existiam várias oportunidades de melhorias na linha de cuidado cardiológica.



· Tempo de espera elevado para a realização do procedimento cirúrgico 

· Alta demanda de atendimento de urgência via CRIU- Central de Regulação, sem preparo adequado

· Fragilidade no plano terapêutico da admissão do paciente cardiológico

· Demora da realização de ECOTT dos pacientes internados na sexta-feira, não sendo realizados nos finais de semana, devido não ser urgência

· Demora na realização de cateterismo dos pacientes internados na sexta-feira

· Fragilidade no atendimento pré-hospitalar


A expectativa era que o uso da ferramenta contribuísse para o alcance de melhores resultados.

Melhorias implantadas

Após uma análise dos dados gerados pelo DRG Brasil, a instituição:


· Revisou toda a linha de cuidado da Síndrome Coronariana Aguda  

· Criou uma Linha Vermelha - uma comunicação direta da Urgência com a Hemodinâmica

· Revisou o pré-tratamento (a parte da dupla antiagregação plaquetária), para reduzir o tempo de programação cirúrgica quando há indicação. 

· Melhorou o planejamento terapêutico dos pacientes elegíveis para realização do cateterismo em dias úteis.

· Capacitou a rede do atendimento pré-hospitalar (APH), em parceria com Secretaria de Saúde do Estado, para que os pacientes chegassem mais bem preparados nos setores de Urgência e Emergência  

· Capacitou seus médicos hospitalistas para admissão e preparo adequado para garantir que o paciente possa realizar o procedimento necessário no dia seguinte

· Alternou o horário padrão da varfarina para garantir a eficácia medicamentosa

Resultados

Com a implantação das melhorias na linha de cuidado cardiológico houve:

 

· Melhora de 67% da eficiência operacional

· Redução de 100% nas diárias excedidas

· Redução da permanência média em 2,3 dias

· Redução de 4,26% de condições adquiridas

· Redução de 0,87% nas readmissões hospitalares

· Desde 2018, o custo unitário do paciente-dia UTI e do paciente-dia Enfermaria (despesas com materiais, medicamentos e exames), está inferior à média do Brasil

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Próximos passos

O Hospital Evangélico de Vila Velha pretende melhorar cada vez mais seus resultados com o uso do DRG Brasil. Para o futuro, a instituição pretende implantar, em sua plenitude, a governança clínica, mudar o modelo remuneratório do corpo clínico e aperfeiçoar processos relacionados à segurança do paciente. 





Assista o vídeo-case do Hospital Evangélico de Vila Velha, veja quais foram as melhorias implantadas na linha de cuidado cardiológico após a análise dos dados gerados pelo DRG Brasil, e os principais resultados alcançados

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