Pensando na inovação e soluções em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de
Belo Horizonte criou em 2017, o Grupo de Inovação em Saúde, comitê responsável por realizar estudos da área com foco na qualidade da informação e gestão inteligente de recursos.
Com a iniciativa, sete hospitais da rede municipal receberam as funcionalidades da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil. São eles:
Os hospitais são 100% SUS e, juntos, disponibilizam para a população de Belo Horizonte 3.600 leitos, o que corresponde a 63% dos leitos disponíveis no município. Em 2020, estas instituições foram responsáveis por 118 mil internações, o que corresponde a 59% de toda rede.
As organizações de saúde da rede municipal que trabalham com maternidade e que foram avaliadas para a linha de cuidado materno-infantil são:
O case mix global das maternidades da rede municipal é de 0,79.
Após o início da codificação, em setembro de 2017 foi possível observar oportunidades de melhoria na eficiência do uso dos leitos de maternidade. As instituições aqui representadas observaram uma constante ineficiência ao longo dos quase quatro anos de estudo. Por isso, foi feito um levantamento dos DRGs mais ineficientes dentro desta população e foi possível estudar as condições adquiridas mais relevantes que levavam a um excesso de permanência nos serviços, buscando identificar as principais causas a serem trabalhadas.
SMSA e DRG Brasil: uma parceria de oportunidades e melhorias
O estudo feito pelo Grupo de Inovação identificou que as condições adquiridas hemorrágicas são a condições mais relevantes neste grupo de pacientes e que os principais CIDs envolvidos não caracterizam situações de gravidade e os CIDs secundários (comorbidades e complicações) não apresentam importância na ocorrência das condições adquiridas hemorrágicas.
A implantação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil possibilitou identificar onde estão os principais pontos de atenção no uso eficiente dos leitos da maternidade na rede municipal de Belo Horizonte, viabilizando que cada serviço investigue a causa raiz dessas condições adquiridas em seus pacientes durante a linha de cuidado materno-infantil, tanto em âmbito de internação hospitalar quanto em pré-natal.
As análises internas dos serviços envolvidos deverão resultar em avaliação dos protocolos de pré-natal em vigência visando identificar as possíveis ações corretivas na assistência pré-hospitalar e hospitalar das gestantes e parturientes do município de Belo Horizonte.
Uma oportunidade e tanto para o aumento da qualidade assistencial e segurança desses pacientes.
Conheça a atuação da SMSA-BH e saiba como o Grupo de Inovação em Saúde contribui para a qualidade assistencial de gestantes e puérperas
© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.