VÍDEO-CASE

Contribuições do DRG Brasil na Governança Clínica da Maternidade Unimed-BH

Neste case, a maternidade da Unimed-BH apresenta seu modelo de gestão clínica apoiado nos resultados de valor entregue na jornada hospitalar materno-infantil. Veja, na fala de Rita de Cássia Menezes, o modelo de gestão implantado e os resultados obtidos.





Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

Contexto

Sobre a Maternidade Unimed-BH – Unidade Grajaú

A Maternidade Unimed-BH – Unidade Grajaú conta com mais de 100 leitos, bloco cirúrgico, atendimento de urgência obstétrica e ginecológica, Centro de Parto Normal (PPP) para partos humanizados, assistência especializada à gestação de alto risco e medicina fetal e serviço de apoio diagnóstico com ultrassonografia, raio-X e laboratório.


A instituição participa do projeto parto adequado desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e pelo Institute for Healthcare Improvement (IGI), com o apoio do Ministério da Saúde, e que tem como objetivo aumentar partos vaginais com experiência positiva e segura para a gestante.


As certificações de qualidade conquistadas pela Maternidade Unimed- BH – Unidade Grajaú confirmam a excelência da estrutura e do atendimento: Título Internacional - NIAHO (National Integrated Accredittation for Healthcare Organization), ONA 3 (nível excelência) e Recomendação ISO 31000 (gestão de risco).

Governança clínica em prática com o uso do DRG Brasil

A Maternidade Unimed-BH – Unidade Grajaú coloca em prática o conceito de governança clínica: gestão estratégica dos serviços de saúde com objetivo de melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados.

A instituição analisa os dados gerados pelo DRG Brasil para identificar oportunidades de melhoria e traçar planos de ação com foco nos seguintes pilares da Governança Clínica:

  • Gestão clínica estratégica
  • Auditoria clínica eficaz e participativa
  • Gestão eficiente de riscos e eventos adversos
  • Educação continuada dos profissionais
  • Melhoria contínua
  • Foco epidemiológico



A maioria das ações de melhoria planejadas estão relacionadas aos aspectos macro que o DRG Brasil coloca para a instituição: Condições adquiridas, Readmissões não Planejadas e Eficiência do uso do leito.

Quero saber mais

Evolução do uso do DRG Brasil na instituição

- Implantação do DRG

- Coworking DRG e NSP, com integração dos dados

- Início da análise de dados pelas áreas da maternidade com foco assistencial

- Construção do banco de dados

- Início da utilização dos indicadores, com análise e ações frente aos resultados DRG

- Extração e análise do perfil epidemiológico institucional

- Utilização dos dados do DRG no projeto parto adequado

- Implantação do DRG Analytics

- Capacitação e disseminação da metodologia DRG Analytics para as coordenações médicas

- Monitoramento da performance com feedback para a equipe

- Usabilidade da ferramenta DRG Analytics pelas gestões da unidade

- Fortalecimento do uso da ferramenta para gestão de custos (Oportunidades econômicas)

- Início das reuniões de Governança Clínica com discussão dos resultados de DRG frente aos pilares definidos pela instituição

Resultados já alcançados com o uso do DRG Brasil

Para chegar aos resultados abaixo, a instituição comparou os dados de janeiro a agosto de 2019 com os de janeiro a agosto de 2021. O ano de 2020 não foi analisado devido a Covid-19.

Atualmente, o maior desafio da Maternidade está sendo melhorar a eficiência do uso de leito, pois, para a instituição, esta é a principal oportunidade econômica.



O case da Maternidade Unimed-BH- Unidade Grajaú é um grande exemplo de que a Governança Clínica é uma jornada que precisa de ferramentas estratégicas para ser realizada.

Quero entender melhor





Assista agora o vídeo-case da Maternidade Unimed BH – Unidade Grajaú

Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2022. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade