vídeo-case

Como efetivar a entrega de valor em um hospital verticalizado

Como o hospital verticalizado do Grupo São Cristóvão Saúde, usando a Inteligência Artificial da plataforma Valor Saúde Brasil à beira leito, melhorou resultados assistenciais e reduziu desperdícios significativamente em pouco tempo.

Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Entendendo o case

Considerado referência em saúde na região leste de São Paulo, o Grupo São Cristóvão Saúde possui sete unidades de negócios: Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro de Atenção Integrado a Saúde, Instituto de Ensino e Pesquisa Dona Cica, Filantropia, Hotel Recanto São Cristóvão e o Hospital e Maternidade São Cristóvão – nosso foco do case de hoje.

 

A trajetória de implantação da plataforma Valor Saúde Brasil neste hospital de 275 leitos teve início em 2018, em parceria com a Deloitte. Desde então, a instituição vem aperfeiçoando o uso da metodologia ao incorporar a automatização dos processos e a inteligência artificial.

Mais recentemente, a adesão ao aplicativo DRG Brasil Inteligência Artificial vem proporcionando numerosos benefícios – em especial para o planejamento da alta segura, já que a ferramenta permite o gerenciamento de riscos e a previsibilidade de alta desde o momento da admissão do paciente.

 

Dessa forma, tem sido perceptível a melhora na comunicação e na articulação com a equipe multidisciplinar, através da implantação de medidas mais eficazes de governança clínica, da codificação à beira leito com o app, da realização de rounds diários para rápida tomada de decisão, da auditoria clínica de casos em que o tempo de permanência superou o previsto pela plataforma, da análise crítica das condições adquiridas e da identificação de oportunidades de melhoria.

Quero assistir ao vídeo-case

Os resultados das medidas voltadas para a saúde baseada em valor no São Cristóvão são formidáveis, e estão proporcionando vantagens tanto para a organização e os profissionais quanto para os usuários:

No cálculo Permanência Prevista x Permanência Realizada houve redução de 0,4 dias em 2019 para 0,2 dias em 2020

Redução de 2.132 diárias excedidas de 2019 para 2020, aumentando o giro de leito e reduzindo o desperdício

Aumento da eficiência operacional, com melhoria de 9% nas internações clínicas e 2,3% nas cirúrgicas

Maior engajamento equipe multi

Adoção de ações preventivas com o planejamento da alta, direcionamento pós alta hospitalar e orientações à família

Melhoria da segurança do paciente, com a identificação precoce de riscos e adoção de ações preventivas e de monitoramento

E os avanços na entrega de valor não param por aí! De acordo com os Diretores Fernando Barreto e José Carlos Ferrari, o Grupo São Cristóvão Saúde já planeja desafios ainda maiores para este e os próximos anos na busca pela excelência plena, como:

Ampliar o processo de codificação beira leito

Mitigar os riscos assistenciais

Utilizar o DRG como suporte para estabelecer as linhas de cuidado

Utilizar o DRG como ferramenta de acompanhamento de custo previsto e custo efetivo

Utilizar os indicadores assistenciais do DRG para avaliação de desempenho do corpo clínico

Avaliar custo-efetividade da rede e utilizar os indicadores da rede credenciada para subsidiar as negociações

Quero assistir ao vídeo-case

© Valor Saúde Brasil 2021. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade