VÍDEO-CASE

O engajamento do paciente na construção de uma assistência segura usando Inteligência Artificial

A Unimed Volta Redonda mostra como envolver o paciente na implementação de medidas preventivas a serem aplicadas ao seu cuidado, conscientizá-lo do seu tratamento e avaliar sua experiência.

Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Entendendo o case

A Unimed Volta Redonda, fundada em 1989, possui atualmente uma estrutura de Operadora e Recursos Próprios composta por 462 cooperados, mais de 65 mil clientes e 1.500 colaboradores. Além da cidade de Volta Redonda, possui abrangência nas cidades de Angra dos Reis e Paraty, e é uma importante referência na região do Vale do Paraíba.


A operadora iniciou a implantação da plataforma DRG Brasil em 2015 em seu recurso próprio hospitalar, com um grupo específico de pacientes, e de maneira gradativa migrou para a codificação em todo o hospital. Os resultados de desempenho, utilizados para a governança clínica, são analisados e discutidos periodicamente com os membros do corpo clínico e do Escritório de Governança Assistencial, que reúne as áreas de DRG, CCIH, Gerenciamento de Riscos e de Protocolos.


Em 2020, apesar da pandemia e do perfil de pacientes clínicos que começaram a internar com uma complexidade maior – e consequentemente um maior tempo de permanência previsto – foi possível sustentar a eficiência. A operadora iniciou o processo de inovação com a implantação do app DRG Brasil Inteligência Artificial, envolvendo ativamente os pacientes no gerenciamento de riscos juntamente com as equipes assistenciais.


Os bundles são imputados no app IA pelo técnico de enfermagem do setor, pelo técnico da gestão de riscos e pelo próprio paciente. A Unimed Volta Redonda já consegue observar os resultados dessa inovação nos resultados da pesquisa aplicada para avaliar a percepção dos pacientes em relação ao novo processo.


Desde o princípio da utilização do aplicativo de IA foi possível identificar as necessidades de melhorias no processo hospitalar, com oportunidades de co-criar o cuidado, trabalhar a educação em saúde com a participação ativa dos pacientes e estimular o engajamento de toda a equipe multidisciplinar.

Quero assistir ao vídeo-case

Valor em Saúde Brasil © 2021. Todos os direitos reservados.