VÍDEO-CASE

Redução de ICSAP pelo serviço de emergência

Como realizar, na prática, a alta segura da emergência através de uma jornada do paciente integrada ao sistema de saúde? Mais segurança para o paciente e menos desperdício, evitando internações desnecessárias: veja a entrega de valor da Unimed Blumenau.

Assista ao case gratuito preenchendo os dados abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Entendendo o case

A Unimed Blumenau é uma OPS localizada em Santa Catarina, no meio do Vale do Itajaí. Possui 114 mil beneficiários, uma vasta rede credenciada, e uma rede própria robusta. A operadora é acreditada na RN 277 da ANS e na ISO 9001:2015.


No ano de 2019 foi realizado um estudo de viabilidade da aplicação do DRG Brasil, com o envolvimento da Diretoria Executiva de forma assídua. Neste período, a Unimed Blumenau fez um benchmarking com outra singular que já utilizava a plataforma, e pôde verificar como os recursos poderiam contribuir grandemente na entrega de valor em saúde ao paciente e na melhoria de desempenho para os médicos cooperados. Assim, a implantação foi iniciada.


Para o Diretor Superintendente Roberto Moreira, um dos principais ganhos que o DRG Brasil trouxe para a instituição foi a gestão do tempo de permanência hospitalar por meio do planejamento de alta, integrando as equipes de codificação, auditoria concorrente, médica, de enfermagem e atenção domiciliar.


O estudo do Analytics da operadora, com mais de 7 mil altas codificadas em 12 meses, proporcionou a viabilidade da coordenação do cuidado e a criação de linhas de cuidado de acordo o perfil epidemiológico da carteira. Conheça alguns dos programas desenvolvidos:


  • Cuidado em Casa, para os pacientes que estão em cuidado paliativo ou oncológico, de modo que os prestadores possam desospitalizar de forma segura e eficiente, diminuindo a longa permanência e a taxa de reinternação.
  • Saudavelmente, para os beneficiários com restrições de saúde mental.
  • Sênior+, para os clientes com mais de 60 anos e com comorbidades.
  • Em Família, para bebês prematuros.
  • Urgência Assistida, em que são analisadas as ICSAP de maior prevalência, identificando as internações de ITU, GECA e pneumonia simples.
  • Cor-Ação, para operacionalizar ações de prevenção, atendimento e acompanhamento dos beneficiários com fatores de risco ou com doenças cardiovasculares estabelecidas.
  • Alta Segura, a fim de otimizar o tempo de permanência do paciente em unidade de internação após realização de procedimento cirúrgico de baixa e média complexidade.


Dentre os resultados mais relevantes já alcançados pela Unimed Blumenau na implantação das linhas de cuidado com o DRG Brasil, Roberto Moreira aponta: a sinergia gerada entre a equipe, a maior integração das estruturas de saúde e consequentemente do cuidado ao paciente, e a associação de processos deixando o fluxo mais transparente e linear. Outro ponto importante é a adesão da OPS à vários projetos-piloto da ANS utilizando a plataforma de Valor em Saúde, como o de Modelos de Remuneração Baseados em Valor

Quero assistir ao vídeo-case

Valor em Saúde Brasil © 2021. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade